Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Percepção da Fluorose Dentária sob a Ótica dos Pais de Crianças Portadoras: Até que Ponto o Comprometimento Estético dos Dentes é Aceitável?

    October 2, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Pinheiro, Nircinara Reis

    Martins, Carolina de Castro

    A ocorrência de fl uorose em graus mais leves tem sido considerada tolerável pelas autoridades de saúde pública.

    Entretanto, pouca importância é dada à opinião de pais e crianças sobre o comprometimento estético da fl uorose dentária. O objetivo deste estudo é analisar a percepção de pais quanto à estética dos dentes dos fi lhos portadores de fl uorose. Foi realizado um exame clínico em 429 crianças de 6 a 12 anos da Escola Municipal Levindo Lopes, bairro Alto Paraíso, Belo Horizonte (MG). A prevalência de fl uorose dentária foi de 31,2%. Assim, 131 pais de crianças portadoras de fluorose responderam a um questionário sobre sua percepção quanto às manchas nos dentes dos fi lhos, abordando a questão estética e o impacto que estas poderiam causar na vida social das crianças. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG pelo Parecer nº ETIC 119/00. Cerca de 50% do total de pais, 56,7% pais dos meninos e 45,1% pais das meninas, notaram manchas nos dentes das crianças. Dos pais que notaram manchas nos dentes dos filhos, a maioria considerou-as prejudiciais às crianças, mesmo em graus menos
    graves de fl uorose (72,2% do total de pais). A maioria dos pais associou as manchas à cárie (19,7%), dor (7,6%) ou mau hálito (9,1%); e 12,1% dos pais consideraram as manchas prejudiciais às crianças porque eram anti-estéticas. Conclui-se que as manchas de fl uorose, mesmo em graus mais leves, são percebidas por pessoas leigas, e que, na maioria das vezes, elas as julgam prejudiciais às crianças. Observa-se ainda que os pais conhecem pouco sobre as conseqüências da fl uorose dentária.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by