Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Prevalência de Cárie Dental em Crianças de 19 a 31 Meses de Idade, Matriculadas em Creches Públicas e Particulares em Itajaí, SC

    October 2, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Bosco, Vera Lúcia

    Koguchi, Juliane Denise Kumm

    Buckstegge, Anyele Kleine

    Serratine, Ana Cláudia Prudêncio

    O estudo teve por objetivo verifi car a prevalência de cárie dental em crianças de 19 a 31 meses de idade, matriculadas em 10 creches públicas (236 crianças) e quatro particulares (91 crianças) em Itajaí, SC, relacionando-a com o grau de instrução dos pais e/ou responsáveis e a renda familiar.

    Do universo de crianças foram sorteadas aleatoriamente 67 que freqüentavam as creches públicas e 27 que freqüentavam as creches particulares para serem examinadas. Os dados referentes ao grau de instrução dos pais e/ou responsáveis e a renda familiar foram obtidos através de entrevista. A prevalência de cárie encontrada nas crianças que freqüentavam as creches foi de 16,4% nas públicas e 14,8% nas particulares, sendo que a doença se apresentou em maior proporção nas crianças maiores de 26 meses de idade, manifestando-se de forma irregular na população estudada, na qual poucas crianças contribuíram com um grande número de cáries. Através do teste qui-quadrado (χ2) foram comparados os dois grupos estudados, verificando-se que embora houvesse diferença signifi cativa entre o grau de instrução de seus pais e/ou responsáveis (p<0,01) e entre a renda familiar (p<0,01), tal fato não ocorreuem relação à cárie dental. Concluiu-se que não houve relação entre a prevalência de cárie dental e as diferentes condições de vida na população estudada.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by